Sobre a AELP

Quem somos

A Associação Espírita Luz e Paz, é um centro espírita em Aveiro, com mais de 40 anos de existência, coordenado pelo Sr. Valente (ver mais aqui). É um lugar onde se aprende a evoluir emocional e moralmente e onde todos podem procurar ajuda para os seus problemas, quer sejam de ordem física, emocional ou espiritual. Somos uma Grande Escola que ensina segundo as indicações de JESUS nosso mestre e do Consolador o Espiritismo, a forma correta para equilibrar corpo, mente e espírito utilizando a melhor terapia… a do “AMOR”.

Somos associados da FEP - Federação Espirita Portuguesa n.º 37 e membros da UERA - União Espirita da Região Aveiro.

Missão

A AELP tem como missão divulgar o Espiritismo com base nas obras da Codificação de Allan Kardec e no Evangelho de Jesus, assim como o apoio social junto da comunidade. Acreditamos no Amor de Cristo! Procuramos pôr em prática esse amor, promovendo trabalhos dinâmicos onde se trocam impressões e se incentiva o desenvolvimento de todos quantos nos procuram.

“Acolher e auxiliar fraternalmente todo o semelhante que sofre e procura compreender, pondo em prática a Doutrina Espírita”. Estudá-la, divulgá-la e colocá-la ao alcance e ao serviço de todos, independentemente da sua condição social e cultural”.

Ser um por todos e todos pela Humanidade.

Valores

Poderíamos elaborar uma longa lista de valores pelos quais nos deveríamos orientar, mas na verdade três serão suficientes: a Luz de Cristo, a Renovação Interior e a Ajuda ao Próximo.

Meditando à sublime Luz de Jesus, procuramos imitá-lo no amor, na alegria e na coragem de trabalhar para o progresso e bem-estar de toda a humanidade. A Renovação Interior é o passo indispensável para quem deseja tornar- se um verdadeiro Espirita, toda a doutrina tem por finalidade a interiorização e a prática deste conceito…. Procurando Jesus no dia-a-dia, trabalhamos no autoconhecimento e na Renovação Interior, assim a vontade de ajudar quantos nos rodeiam emergirá espontaneamente.

“É que o espírito, quando ama verdadeiramente, encontra mil meios de auxiliar, a cada instante e o próximo, na essência, é o degrau que nos aparece diante do coração, por abençoado caminho de acesso à Vida Celestial”.

"Auxilia aos outros com aquilo que possuas de melhor".

Espírito Emmanuel, psicografia de Chico Xavier (Livro Rumo Certo. Lição nº 09)

A nossa casa

É composta por um auditório, quatro salas onde se realizam consultas pessoais, uma sala de tratamentos e dois pequenos espaços onde são administrados passes magnéticos. Temos uma pequena biblioteca para os trabalhadores e uma pequena livraria onde se podem adquirir livros espíritas e água fluidificada. Além disso comporta uma pequena dispensa de géneros alimentares recolhidos pelos voluntários em campanhas realizadas para o efeito e depois distribuídos por quem deles necessita.

Obviamente, sendo uma casa espírita ninguém paga por ser assistido no centro.

Todas as atividades são gratuitas!

Atividades

Consultas, Passes, Fluidoterapia/Tratamentos
Palestras / Desenvolvimento
Evangelização Infanto-Juvenil
Horas Solidárias
Banco de Alimentos
Sem Abrigo
Grupo Coral

“Os guias invisíveis do homem não poderão, de forma alguma, afastar as dificuldades materiais dos seus caminhos evolutivos sobre a face da Terra. O Espaço está cheio de incógnitas para todos os Espíritos. Se os encarnados sentem a existência de fluidos imponderáveis que ainda não podem compreender, os desencarnados estão marchando igualmente para a descoberta de outros segredos divinos que lhes preocupam a mente. (...) Os homens, portanto, não devem permanecer embevecidos, diante das nossas descrições.

 

O essencial é meter mãos à obra, aperfeiçoando, cada qual, o seu próprio coração primeiramente, afinando-o com a lição de humildade e de amor do Evangelho, transformando em seguida os seus lares, as suas cidades e os seus países, a fim de que tudo na Terra respire a mesma felicidade e a mesma beleza dos orbes elevados, conforme as nossas narrativas do Infinito."

A Tarefa dos Guias Espirituais, Emmanuel