Psicografia e Pintura Mediúnica

Psicografias

Psicografia é a capacidade atribuída a certos médiuns de escrever mensagens ditadas por Espíritos.

A psicografia é uma das múltiplas possibilidades de expressão mediúnica existentes. Allan Kardec classificou-a como um tipo de manifestação inteligente, por consistir na comunicação discursiva escrita de um espírito, por intermédio de um homem.
O mecanismo de funcionamento da psicografia, pode ser consciente, semi-mecânico ou mecânico, dependendo do grau de consciência do médium durante o processo de escrita.
No primeiro caso, o médium tem plena consciência daquilo que escreve, apesar de não reconhecer em si a autoria das ideias contidas no texto. Tem a capacidade de influir nos escritos, evitando informações que lhe pareçam inconvenientes ou formas de se expressar inadequadas.

No segundo, o médium pode estar consciente da ocorrência do fenómeno, perceber o influxo de ideias, mas é incapaz de influenciar voluntariamente o texto. O impulso de escrita é mais forte do que sua vontade de parar ou conduzir voluntariamente o processo.

No terceiro caso, o médium pode escrever sem sequer se dar conta do que está a fazer, podendo mesmo conversar com interlocutores sobre determinado tema enquanto psicógrafa um texto completamente alheio ao assunto em pauta. Este tipo de médiuns permitirem ao espírito agir diretamente sobre sua mão ou seu braço, sem recorrer à mente.

Psicografia - uma das múltiplas possibilidades de expressão mediúnica

Relatos da Vida – CASO DE CONSCIÊNCIA
Junho 25, 2019

CASO DE CONSCIÊNCIA

Livro: Relatos da Vida - Lição nº 11.

"Declara-se você, meu amigo, extremamente Ler

Carta emocionante de uma mãe, por Chico Xavier
Maio 5, 2019

"Minha querida filha: Deus abençoe a vocês todos, concedendo-lhes muita saúde, alegria e paz. Suas preces e pensamentos Ler

Mensagem de uma Criança
Maio 5, 2019

"Dizem que sou o futuro;

Não me desampare no presente.

Dizem que sou a paz;

Não me preparem para a Ler

A Catedral da Humanidade que arde aos olhos dos Homens
Abril 23, 2019

Serve de gesto de grande simbolismo que do topo dos padrões religiosos, tenhamos as demonstrações Ler

Psicografia AELP – Aos cuidadores
Janeiro 30, 2019

"Tu que dedicas a vida a ajudar os outros, não desanimes quando a dor Ler

Psicografia – Telas
Agosto 11, 2018

Pintam-se nesta escola grandes telas de amor.

São usadas cores vivas e quentes Ler

Psicopictografias

A psicopictografia, também conhecida como pintura mediúnica, é o ato de receber e transmitir visualmente uma mensagem do mundo espiritual.

Chico Xavier disse uma vez que a pintura mediúnica é a evangelização através das cores. Allan Kardec no Livro dos Médiuns diz, no capítulo XVI: “são médiuns pintores ou desenhistas, os que pintam ou desenham sob a influência dos Espíritos. Falamos dos que obtêm trabalhos sérios, visto não se poder dar esse nome a certos médiuns que Espíritos zombeteiros levam a fazer coisas grotescas, que desabonariam o mais atrasado estudante”. Muitos médiuns desenhistas não sabem sequer pintar, e no entanto em poucos minutos são capazes de criar quadros belíssimos, atestando assim, mais uma vez que o intercâmbio, amizade e comunicação do plano espiritual, é uma realidade que deve ser entendida.

Allan Kardec no capítulo Prolegômenos do O Livro dos Espíritos publicou um desenho mediúnico: a Cepa (ramo de parreira). Ela é o emblema do trabalho do Criador. Aí estão reunidos todos os princípios materiais que representam melhor o corpo e o Espírito. "O corpo é a cepa; o Espírito é o licor; a alma ou Espírito ligado à matéria é o bago. O homem purifica o Espírito pelo trabalho e tu sabes que só mediante o trabalho do corpo o Espírito conquista conhecimentos."

“A arte pura é a mais elevada contemplação espiritual por parte das criaturas. Ela significa a mais profunda exteriorização do ideal, a divina manifestação desse mais além que polariza as esperanças da alma”. (O Consolador – Emmanuel)

O Grupo de Arte Espírita reúne todas as terças-feiras a partir das 21h00. Entrada livre!

artigo-arte-espirita-02