Psicografia – A comunicação não nos foi dada por acaso.

A comunicação não nos foi dada por acaso.

Boa noite meus queridos, queridos amigos, é para nós sempre uma enorme satisfação estarmos juntos de cada um de vocês.

Gostaríamos de aproveitar este momento tão íntimo, em que os vossos e os nossos corações estão abertos, para conversarmos um pouco, para que o Amor e o entendimento possa ser ampliado.

Hoje chamamos a vossa atenção para o seguinte: a comunicação não nos foi dada por acaso. Todo o aparelho vocal e auditivo é precioso, vital para o desenvolvimento do ser humano. Falar, ouvir, comunicar, é como que um trampolim para a evolução do espírito.

É a conversar que cada um se torna mestre e maestro das suas emoções.

Falar, ouvir, comunicar, é uma arte. E como em todos os ofícios, o treino é indispensável.

Se vos fechais e guardais para vós mesmos o que realmente sentis e pensais, ireis demorar muito mais tempo para verificar se o conteúdo que pensais e guardais é correto e benigno, ou se é destrutivo e orgulhoso.

Porque vos escondeis por detrás de sorrisos humedecidos? Por isso a sinceridade e a franqueza produzem tanto alívio e evolução. É necessária coragem para assumirem o que realmente pensam e sentem, e partilhar isso com os outros.

Noutro espectro, existem aqueles que não têm medo de expressar o que pensam, mas fazem-no levianamente, dizendo a torto e a direito o que pensam das coisas, das pessoas, da vida, libertando assim uma onda de destruição, conflitos e desentendimento.

Meus queridos, quer na comunicação, assim como em tudo, é necessário equilíbrio. Mas para atingir esse equilíbrio é necessário aprender, viver, tentar e observar-se a si mesmo com verdade! Já o sabeis... o Caminho do Autoconhecimento.

Assim, aquele que cala o que sente mas que energeticamente emite esses pensamentos velados em ondas, é tão destrutivo quanto aquele que critica a torto e a direito a quem o quiser ouvir.

Mas, como descobrir a verdade acerca de nós mesmos e dos outros? Com a graça e a ajuda de Deus, orando por coragem para se vulnerabilizar e expor-se ao outro, pedindo ajuda para impregnar essas tentativas de carinho, boa vontade e sinceridade. Dissolvendo o orgulho, o medo e a vaidade.

Usando a inteligência para avaliar as situações e a fé de se saber um filho muito amado de Deus, que nos proporciona as ocasiões e as pessoas que mais convêm ao curso que fazemos.

Se formos inteligentes, em cada situação, sobretudo nas mais difíceis, perguntai: o que eu posso aprender com isto que ainda não sei? - A resposta sempre vos será dada.

E se aliardes à vossa inteligência a fé em Deus, aproveitareis a situação para vos elevardes um pouco mais.*

O amor sempre será libertado e a fraternidade se mostrará - e assim sabereis que estais no caminho certo.

Vigiai os vossos pensamentos, palavras e ações. Identifiquem quando impregnam os vossos pensamentos, palavras e ações de medo, raiva, orgulho. E sempre que os identificarem peçam ajuda a Deus, porque sem ele não sereis capazes.

Usai as vossas gargantas, os vossos ouvidos, o vosso cérebro e o vosso coração, com a gratidão que o vosso corpo físico merece - assim, o espírito em vós rejubilará em alegria, porque cada vez mais o Amor nele será maior. E o Amor é a nossa essência e o nosso destino.

Embora o Amor seja gratuito ele não vos chegará de graça. É necessário arranjar espaço para ele dentro de si mesmo. Essa parte do trabalho é pessoal e intransmissível. Coragem, queridos amigos,

falai francamente,

falai sinceramente,

falai corajosamente,

mas sobretudo falai carinhosamente.

Ouvi de igual modo e assim cada vez sereis maiores, não em estatura, mas em capacidade de amealhar, não ouro, mas Amor.

* Por vezes, num embate sincero, a discussão aparentemente uma coisa má, é uma coisa boa, pois assim muros se desfazem e a luz escondida em cada um tem a chance de se revelar. Mente aberta, sempre!

 

AELP, Aveiro, 3 de Março

Maria João Azevedo, Psicografia

Partilhar!